top of page

Visita de Pesquisa na Osgoode Hall School of Law



International Visiting Research Trainee (IVRT)

A forma de fazer uma visita de pesquisa na Osgoode é participando do programa de visitas da universidade, chamado de IVRT - International Visiting Research Trainee.

Os requisitos para o International Visiting Research Trainees (IVRTs) são:

- Estudantes matriculados em tempo integral em um programa em uma instituição fora do Canadá;

- Visitar a York por um período de tempo limitado, geralmente entre um e doze meses;

- Passe este período realizando pesquisas sob a orientação de um membro do corpo docente da Universidade;

- Não estar registrado ou registrado em cursos ou matriculado em um programa de crédito na York University, nem cursando uma graduação conjunta ou programa de dupla títulação com a York University.

Deste modo, o primeiro passo é encontrar um professor da Osgoode que possa orientar sua pesquisa. Aqui está a lista de professores da instituição (link). Após conversar com o professor, é necessário entrar em contato com a pessoa responsável indicada no site. Além disso, se você deseja aplicar para a bolsa ELAP (detalhes abaixo) é importante verificar os prazos para envio dos documentos.

O International Visiting Research Trainee na York University estará sujeito aos seguintes deveres e responsabilidades:

1. Cumprir as regras e regulamentos da York: incluindo os relativos a comportamento, disciplina, saúde e segurança.

2. Autorização de trabalho: Para o IVRT é necessário para obter uma autorização de trabalho válida para realizar pesquisas na Universidade. Veja a exceção que eu utilizei neste link: Isenção de permissão de trabalho de 120 dias.

3. Ser responsável por todas as taxas e despesas associadas ao cargo, a menos que seja claramente estipulado de outra forma, incluindo:

1) Taxa administrativa (CAD $ 300);

2) Seguro saúde (UHIP) (CAD$ 51/mês);

3) Taxa suplementar (CAD$ 256,29/prazo);

4) Viagem e hospedagem.

Ao chegar no Canadá, você receberá um cartão da universidade que irá te dar acesso ao seu escritório, no meu caso foi um escritório compartilhado entre dois pesquisadores.


ROTINA DO PESQUISADOR

Basicamente tudo dependerá do que você combinar com o seu supervisor. Ele pode indicar você para assistir algumas aulas ouparticipar de alguns dos grupos de pesquisa. No meu caso, eu acompanhei três disciplinas durante o semestre.

Em meu instagram eu fiz alguns reels mostrando minha rotina, @claudioklausjr.


BOLSA ELAP

Lançado em 2009, o programa de bolsas ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program), contempla estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Promovido pelo Governo do Canadá, entre 2009 e 2015 o ELAP concedeu 768 bolsas e, em 2016, selecionou 159 brasileiros. Além de consolidar as relações entre instituições de ensino brasileiras e canadenses, o ELAP visa favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas.

O ELAP contempla bolsas de curta duração (4-6 meses) para estudantes de graduação, mestrado e doutorado que tenham interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no Canadá. O objetivo do programa é favorecer o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que consolida as relações entre as instituições de ensino superior brasileiras e canadenses.

Os temas de estudo ou pesquisa prioritários são aqueles relacionados a disciplinas que promovam a boa governança, prosperidade, paz, segurança e o desenvolvimento econômico. Em suas etapas anteriores, o programa contemplou bolsistas brasileiros em diversas áreas, como engenharia, biologia, medicina, direito, relações internacionais, geologia, química, ciência da computação, agronomia, economia, ciências naturais, entre outras.

São elegíveis os estudantes que estejam matriculados regularmente em uma instituição de ensino superior no Brasil que tenha um acordo de cooperação com uma instituição de ensino superior canadense. Para o nível de graduação, é necessário que haja um acordo de cooperação prévio entre a instituição brasileira e a instituição canadense. No caso de mestrado ou doutorado, caso não haja um intercâmbio formal entre as instituições, podem ser consideradas as candidaturas que envolvam uma nova ou já existente colaboração entre professores das instituições canadense e brasileira.

Enquanto estiverem no Canadá, os bolsistas devem permanecer vinculados a seus estabelecimentos de ensino no Brasil. As bolsas consistem em $7.200 dólares canadenses por 4 meses e $9.700 dólares canadenses por 6 meses, administradas pelas instituições canadenses anfitriãs, e compreendem transporte aéreo, visto para o Canadá, seguro-saúde, livros e equipamentos e despesas com moradia.

Além disso, alguns dos bolsistas poderão participar de uma viagem de estudos que tem o objetivo de proporcionar um panorama do regime de governança, da prática empresarial e da sociedade civil em áreas prioritárias para o Canadá. Nas edições anteriores o ELAP já beneficiou estudantes brasileiros de áreas como engenharia, biologia, medicina, direito, relações internacionais, geologia, computação, química, economia, agronomia e outras.



Fontes e Recursos Adicionais:


Autor:

Cláudio A. Klaus Jr

  • Researcher and Master's Candidate, Alto Vale do Rio do Peixe University

  • International Visiting Research Trainee, Osgoode Hall Law School (York University)

  • Former Legal Extern at the Arizona Supreme Court

 
 
 

Recent Posts

See All

Comments


  • LinkedIn
  • alt.text.label.Instagram

©2025 by Lara Merjane

bottom of page